A Wah Kwong NatPower Holdings Limited (“WK NatPower”) e o Shandong Port Group (SPG), o maior grupo portuário do mundo, anunciaram na última segunda-feira (15) a assinatura de memorando de entendimento para desenvolverem em parceria projetos para fornece energia de terra para embarcações. O acordo, segundo os parceiros, será iniciado pela Qingdao Port International, um dos terminais mais automatizados do mundo, e explorará novos modelos de negócios para embarcações elétricas, com intercâmbio de tecnologia e de conhecimento, como bases para corredores globais de transporte verde que liguem a China e a Europa.
O objetivo central das empresas é acelerar a eletrificação de navios, não apenas por meio da expansão de ligações com pontos de abastecimento de eletricidade, mas com novas aplicações para carregamento de propulsão que reduzirão a dependência de combustíveis fósseis no cais e no mar. Além disso, os signatários do memorando assumem o compromisso de compartilhar tecnologia e experiência, para que o conhecimento desenvolvido nos portos de Shandong e pelos projetos globais de infraestrutura limpa da WK NatPower possa ser compartilhado e acelerar soluções possíveis e comercialmente viáveis.
PUBLICIDADE
Pelo acordo, a WK NatPower e o Shandong Port Group colaborarão para alavancar a experiência do Shandong Port Group no fornecimento de energia em terra e apoiar a expansão da rede global de serviços de energia em terra da NatPower, conectando os portos da SPG aos corredores verdes globais, fornecendo soluções integradas e completas para clientes de transporte marítimo internacional. Essa iniciativa, explicam os parceiros, terá papel fundamental na redução das emissões de carbono em toda a indústria marítima e na aceleração da transição energética.
A parceria priorizará ainda a exportação e a aplicação mais ampla dessas soluções, começando com projetos conjuntos em Hong Kong e na China Continental e se estendendo à Europa. Juntos, esses esforços permitirão a criação de corredores de transporte marítimo verdes interconectados, transformando as principais rotas comerciais em cadeias de suprimentos de baixa emissão.
Além disso, serão priorizadas a expansão de uma rede global de serviços de energia em terra e soluções integradas e completas de carregamento para companhias marítimas internacionais, reduzindo as emissões de carbono em escala e acelerando a transição energética nos principais polos globais. “A aliança com o Porto de Qingdao é um passo importante para a descarbonização das cadeias de suprimentos globais. Ao integrar nossa expertise e redes, estamos construindo um ecossistema para o transporte marítimo sustentável e fornecendo ao setor soluções para atingir zero emissões líquidas”, afirmou Vincent Ni, gerente geral da WK NatPower.
Stefano D.M. Sommadossi, CEO da NatPower Marine UK e diretor adjunto da Wah Kwong NatPower Holding classificou a parceria com o Shandong Port Group como crucial na busca por descarbonizar o transporte marítimo global. “Ao combinar a expertise internacional da NatPower com a liderança e a escala da SPG, não estamos apenas promovendo a energia em terra e a propulsão elétrica na China, mas estabelecendo as bases para corredores verdes globais que conectam a Ásia e a Europa”, disse.