A ZPE Ceará, parte do Complexo do Pecém (CE), registrou um novo marco em 2024 ao movimentar 10.554.775 toneladas de cargas, um crescimento de quase 5% em relação a 2023. O volume representou cerca de 54% de toda a movimentação do Porto do Pecém no ano. O presidente da ZPE Ceará, Fábio Feijó, destacou o desempenho expressivo e a diversificação das operações, incluindo a movimentação inédita de briquete de minério de ferro.
Entre os principais produtos movimentados, minério de ferro, carvão e placas de aço tiveram alta de 17,5% na comparação anual, somando 10,3 milhões de toneladas. O minério de ferro cresceu 19%, atingindo 4,7 milhões de toneladas, enquanto o carvão teve aumento de 24,7%, totalizando 2,6 milhões de toneladas. Já as placas de aço registraram 2,9 milhões de toneladas, uma alta de 9,6%.
PUBLICIDADE
Além dos números, 2024 foi marcado pela aprovação do primeiro projeto de hidrogênio verde em ZPE no Brasil, consolidando o Ceará como referência na transição energética. Outro destaque foi o reconhecimento da ZPE Ceará no ranking fDi’s Global Free Zones of the Year, do Financial Times, figurando entre as 10 melhores zonas francas do mundo, além de ser considerada a mais inovadora das Américas e receber menção honrosa em sustentabilidade.