A Autoridade Portuária de Santos (APS) admitiu 80 novos integrantes da Guarda Portuária, aprovados no concurso público iniciado no segundo semestre de 2024. De acordo com a APS, eles representam um reforço de 30% no efetivo da corporação, que passa a contar com 342 agentes. Nesta semana, os guardas participam de um processo de integração, que vai até a próxima sexta-feira (21). O programa inclui palestras com gestores de diversos setores da APS, informações sobre as áreas de atuação da empresa pública, dados sobre a vida funcional e conteúdos sobre o passado, o presente e o futuro do Porto de Santos.
Além da prova objetiva em 2024, os guardas foram aprovados no Curso de Formação e Análise de Vida Pregressa, etapa eliminatória composta por avaliação de conhecimentos teóricos e prova prática para o porte de arma de fogo. Após o período de integração, os agentes passarão por uma formação de três meses, antes de começarem a atuar em toda a poligonal do Porto de Santos.
“O Porto de Santos tem crescido em tamanho, eficiência e produtividade. O reforço no efetivo é necessário para acompanhar a expansão e garantir a segurança do porto do futuro”, afirmou Beto Mendes, diretor de operações da APS. “Os novos guardas representam um incremento à segurança pública portuária, na garantia das operações, na fiscalização e na fluidez do trânsito portuário”, acrescentou o superintendente da Guarda Portuária, Wagner Pinheiro de Almeida.
A Guarda Portuária tem entre suas atribuições o controle de acesso ao porto, a atuação como autoridade de trânsito na poligonal, o patrulhamento marítimo do canal de acesso e da área de fundeio (em apoio à Marinha do Brasil e à Polícia Federal), a prevenção e o combate a incêndios, o credenciamento de empresas, pessoas e veículos que acessam o Porto, o desenvolvimento de ações de inteligência e o policiamento ostensivo do complexo portuário.
