A Autoridade Portuária de Santos, filial de Itajaí (APS-Itajaí,) inicia na próxima segunda-feira (24) o “Programa de Capacitação em Governança e Integridade” voltado aos empregados da Superintendência do Porto de Itajaí (SPI). O treinamento cumpre o convênio firmado entre as instituições para a administração do porto.
Segundo Anderson Pomini, presidente da APS, a iniciativa visa alinhar as práticas de governança do Porto de Itajaí aos padrões da Autoridade Portuária de Santos, fortalecendo o desempenho operacional e a competitividade do terminal. A capacitação terá uma semana presencial, seguida de formações online, totalizando oito semanas de treinamento.
Na abertura, será apresentado o Sistema de Integridade da APS, que engloba Auditoria Interna, Governança, Riscos e Compliance, Ouvidoria, Corregedoria e Comissão de Ética. O conteúdo abordará temas como Governança Corporativa, Gestão de Riscos, Segurança da Informação, Regulamento Interno de Licitações e Contratos, Prevenção ao Assédio, Prevenção à Corrupção e Uso de Inteligência Artificial. A ação faz parte do processo de transição administrativa do Porto de Itajaí para a gestão da APS, conforme estabelecido pelo Ministério de Portos e Aeroportos.