O Porto Sudeste, localizado em Itaguaí (RJ), estabeleceu uma parceria com o Corpo de Fuzileiros Navais para facilitar a transição de cabos e soldados do serviço ativo da Marinha para o mercado de trabalho civil. A iniciativa, firmada em 10 de janeiro de 2025, permitirá que participantes do Programa de Recolocação Profissional do Corpo de Fuzileiros Navais (PReP-CFN) tenham acesso aos processos seletivos do Porto Sudeste, podendo integrar o quadro da empresa, desde que atendam ao perfil das vagas.
A parceria foi celebrada como um marco de benefícios mútuos. Pedro Luiz Gueiros Taulois, vice-almirante Fuzileiro Naval, destacou a afinidade entre as atividades marítimas da empresa e a experiência dos militares, enquanto Catarina Moura, diretora de RH do Porto Sudeste, ressaltou o ganho para o banco de talentos da companhia, dada a expertise técnica e a vivência em operações portuárias desses profissionais.
Com foco na valorização de competências e princípios como honra, competência e profissionalismo, a parceria busca oferecer uma transição digna para os veteranos da Marinha. Segundo Ulisses Oliveira, diretor de assuntos corporativos e sustentabilidade do Porto Sudeste, os valores da empresa convergem com os do Corpo de Fuzileiros Navais, criando um ambiente propício para a integração desses profissionais ao setor privado.