A Pré-sal Petróleo S/A (PPSA) anunciou a realização de seu primeiro concurso público nos próximos meses, visando contratar 100 profissionais de nível superior a partir de 2025, além de formar um cadastro reserva. O Instituto de Desenvolvimento e Capacitação (IDCAP) foi contratado para planejar, organizar e conduzir o concurso, cujo edital será lançado até o final deste ano.
De acordo com a presidente interina Tabita Loureiro, o concurso atenderá à expansão das atividades da PPSA, que atualmente conta com 63 colaboradores responsáveis por 24 contratos de partilha, além de atuar nos acordos de individualização e na comercialização das cargas da União. "Com o crescimento esperado nos próximos dez anos, tanto na gestão quanto na comercialização de petróleo e gás natural, o aumento de pessoal é essencial para mantermos nossa atuação em nome da União", afirmou Tabita.
As vagas abertas são para os cargos de advogado, analista de gestão corporativa, analista de tecnologia da informação e especialista em petróleo e gás, todas localizadas no Rio de Janeiro. As provas, previstas para o primeiro semestre de 2025, poderão ser realizadas no Rio de Janeiro, São Paulo ou Salvador, e contarão com uma prova objetiva para todos os cargos. Além disso, candidatos aos cargos de advogado e especialista em petróleo também realizarão uma prova discursiva. Do total de vagas, 5% serão reservadas para pessoas com deficiência (PCDs) e 20% para candidatos autodeclarados negros.