As inscrições devem ser feitas pela internet e são voltadas a jovens de 17 a 19 anos que moram em Guarujá; programa de educação profissional pioneiro no porto completa 15 anos
A Santos Brasil está com inscrições abertas para o processo seletivo da 17ª turma do Formare, programa de educação profissional para jovens em situação de vulnerabilidade social realizado em parceria com a Fundação Iochpe há 15 anos. São 25 vagas — cinco a mais do que nas edições anteriores — para moradores de Guarujá, cidade onde se localiza o Tecon Santos. Os interessados devem se cadastrar no site ava.fiochpe.org.br/login/ e clicar no processo seletivo da Santos Brasil para preencher a inscrição até 1° de maio.
Pioneiro no setor portuário e lançado na Santos Brasil em 2009, o Formare é reconhecido por garantir alto índice de empregabilidade: 89% dos ex-alunos alcançam vagas de trabalho formais logo no primeiro emprego. Além disso, 90% continuam estudando (71% estão cursando o ensino superior ou pós-graduação e 19% fazem curso técnico). Desde a primeira edição no Tecon Santos, o projeto já formou 291 jovens e, destes, 110 foram contratados pela Companhia em diferentes áreas.
O programa é baseado em uma prática pedagógica inovadora, sintonizada com as transformações do mundo e as demandas do mercado de trabalho. Alia inclusão social e engajamento empresarial, estimulando o voluntariado corporativo. Mais de 500 funcionários da Santos Brasil já dedicaram seu tempo, habilidades e conhecimento para atuar na formação dos jovens, ministrando aulas práticas e teóricas.
Podem participar candidatos e candidatas entre 17 e 19 anos (completos até 1° de julho) e que tenham concluído ou estejam cursando o terceiro ano do Ensino Médio em escola pública de Guarujá. Outros requisitos são ter renda de até um salário-mínimo por pessoa da família; disponibilidade no período das 9h às 16h de segunda a sexta-feira (e das 8h às 15h para as aulas práticas) e não ser dependente legal de funcionário(a) da Santos Brasil ou ter frequentado programas de aprendizagem na companhia.
Bolsa-auxílio
Além da capacitação profissional como assistente administrativo na área portuária, com 1 mil horas-aula, os selecionados terão acesso à bolsa-auxílio, refeição na empresa, uniforme, material didático e seguro de vida.
Os alunos serão avaliados por desempenho, notas e frequência e receberão certificado da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFP), com chancela do Ministério da Educação, ao final do curso.