A Transpetro firmou, nesta quarta-feira (3), com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Departamento Nacional (Senai–DN) o convênio Caminhos para o Futuro: Qualificação e Oportunidades, para qualificação profissional de jovens e adultos moradores do entorno de suas operações. Serão oferecidas 1.600 vagas em cursos gratuitos nos estados do Pará, do Rio de Janeiro, da Bahia e de São Paulo, com início das aulas previsto para o primeiro semestre de 2026. Além disso, mais 100 vagas serão abertas em Salvador, na Bahia, no primeiro semestre de 2026 para estudantes de graduação em engenharia.
A iniciativa integra o Programa Transformar, projeto de responsabilidade social da Transpetro e será desenvolvida com três diretrizes: empregabilidade local, fomento ao empreendedorismo e geração de renda. O presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, explicou que o Caminhos para o Futuro busca reforçar o compromisso da empresa com o desenvolvimento regional sustentável. Ele informou que o Programa oferecerá, como parte dos cursos de qualificação, bolsas-auxílio e encaminhamento ao mercado de trabalho. “Investir em educação e empregabilidade significa ampliar oportunidades e gerar impacto social positivo nos territórios onde atuamos”, disse.
Os cursos terão carga horária de 160 horas, em dois meses, e cada participante receberá bolsa-auxílio de R$ 1 mil e um kit de material didático, com apostila, caderno, pasta e camisa. Ao concluírem a formação, os alunos terão acesso à trilha de empreendedorismo Empregabilidade – A Nova Rota da Formação Profissional e contarão com acompanhamento profissional por seis meses.
O Senai lançará editais regionais para preenchimento das vagas, em data a ser definida, e divulgará a iniciativa em seu portal e na mídia, e a Transpetro fará divulgação nas áreas de entorno de suas operações: terminais e faixas de dutos.
Na Bahia, serão abertas 900 vagas nas cidades de Madre de Deus, Feira de Santana, Jequié, Itabuna e Alagoinhas em cursos de eletricista industrial, soldador, mecânico, almoxarife, pedreiro, panificação, logística e inspetor de qualidade, entre outros. Em São Paulo, na cidade de Mauá, serão 400 oportunidades em oito cursos voltados às áreas industrial e administrativa, como Automação Hidráulica, Automação Pneumática Industrial, assistente de Recursos Humanos, auxiliar administrativo, Comandos Elétricos, eletricista instalador, instrumentista e operador de Logística.
Já em Japeri, no Rio de Janeiro, a oferta será de 200 vagas em sete cursos: assistente administrativo, auxiliar de fabricação de pizzas e massas, bombeiro hidráulico, marmorista, pedreiro polivalente, pintor industrial e isolador de tubulações. E no Pará, em Belém, serão 100 vagas em cursos de auxiliar de fabricação de pizzas e massas, auxiliar de manutenção predial, eletricista instalador, funileiro industrial, mecânico de automóvel, operador de escavadeira e operador de trator de esteira.
Os formandos terão cadastro automático no Sine, sistema do Ministério do Trabalho e Emprego que conecta trabalhadores a vagas em todo o país. Serão também integrados à plataforma de emprego do Senai, responsável por coordenar a inserção no mercado de trabalho. O acompanhamento de seis meses pós-formatura visa monitorar a trajetória dos egressos e identificar novas possibilidades de requalificação.
O Programa Transformar foi iniciado em 2023 na cidade de São Sebastião, em São Paulo. Desde então foram formadas 1.180 pessoas, além da cidade paulista, em Rio Grande, no Rio Grande do Sul, e em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, em cursos de caldeireiro, auxiliar administrativo e marinheiro auxiliar de convés.
