MSC

Artigo - Comunicação para portos: recurso de missão crítica

De acordo com dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), o setor portuário brasileiro movimentou 581 milhões de toneladas apenas no primeiro semestre de 2022. As cargas são as mais variadas possíveis e estes locais são a principal entrada de produtos importados ao país, sendo essenciais à conexão com mercados do mundo inteiro.

A conectividade com outros países é fundamental. Nesse sentido, são necessários investimentos em infraestrutura e em comunicação para assegurar uma interface eficiente ao longo da rota marítima – mesmo sendo este ambiente extremamente desafiador e colocando à prova os sistemas de comunicação.

E com o avanço das tecnologias portuárias e de logística, faz-se necessário um sistema de comunicação de missão crítica, ou seja, uma comunicação interoperável e integrada de voz, vídeo, dados e analytcs em uma única plataforma. A informação deve ser transmitida quando e onde for necessária — por meio de câmeras, rádios, dispositivos inteligentes (IIoT) e sensores, ferramentas de produtividade, alarmes etc — aos centros de monitoramento e controle. A partir destas fontes de informação, os gestores podem operar com base em quatro pilares: detectar, analisar, comunicar e responder, sem se preocupar onde estão localizados os diversos grupos de trabalho ou qual dispositivo eles utilizam.

PUBLICIDADE

Portonave


A detecção desempenha um papel fundamental para melhorar a consciência situacional, ou seja, entender cada cenário, e reduzir os tempos de resposta a potenciais problemas operacionais. As câmeras de vídeo segurança, por exemplo, utilizam inteligência artificial para proporcionar uma visão de 360° do que está acontecendo nas instalações.

Analisar todas essas informações é um grande desafio, porém softwares de vídeo facilitam a tarefa de monitorar diferentes pontos de carga ou entrega, manter a segurança dos trabalhadores e dos ativos que transportam. Contando com interface de foco de atenção, alertas são gerados rapidamente ao operador de forma proativa e automatizada para comportamentos incomuns ou invasão em áreas potencialmente suspeitas ou perigosas, melhorando os tempos de resposta.

Além disso, aplicações de controle de acesso fornecem gerenciamento do pessoal, capacidade de fechamento imediato de determinada área e notificações automáticas para o centro de comando.

Sistemas integrados também possibilitam que os gestores se comuniquem com sua equipe, quer seja uma mensagem de rotina ou um chamado para administração em outra localidade. Dessa forma, os sistemas de rádio são fundamentais para manter as equipes conectadas e informadas. Em ambientes de trabalho complexos como esses, tornam-se necessários equipamentos robustos, confiáveis e com boa qualidade de áudio, capazes de suprimir o alto volume de ruído existente.

Somado a voz, o recurso digital de rádio possibilita o uso de diversas aplicações por meio da transmissão de dados, tais como: localização GPS de pessoas e máquinas, mensagens de texto, vídeo e imagens. Outra funcionalidade do rádio digital é a possibilidade de operar nas frequências internacionais de Banda Marítima em VHF, que permitem a comunicação de voz com os diferentes navios que chegam ao porto.

O ecossistema portuário exige prontidão. Nesse sentido, estar bem-preparado e informado é fundamental para prevenir e responder a incidentes, preservando a segurança dos trabalhadores. É importante evoluir esse preparo de modelos preventivos para preditivos que podem ser aplicados em diversas as áreas: no gerenciamento de pedidos de trabalho (ajustando os tempos de execução), nos sistemas de detecção de falhas (eliminando paralisações de forma preventiva e antecipando possíveis interrupções); e na logística permitindo rastrear produtos armazenados, tornando a distribuição e a entrega mais eficientes.

Independentemente do tamanho da frota ou do ambiente em que a companhia opera, os dados são uma ferramenta de valor. Assim, as empresas que souberem utilizá-los a seu favor, obterão melhores resultados e, por sua vez, atenderão às demandas de um mercado altamente exigente.

John Ávila é especialista em Inovação e Segurança da Motorola Solutions



Navalshore Amazônia

    Navalshore 2023     GHT     Antaq
             

Tche Digital

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios