Receba notícias em seu email

MSC

Praticagem ZP01 com apoio da Marinha do Brasil inicia testes para aumento de calado no Rio Amazonas

Linesio Gomes Barbosa JuniorPor Linesio Gomes Barbosa Junior

• No último dia 22 de setembro realizou-se a primeira passagem de navio mercante com calado de 11,70 metros pela Barra Norte, rio Amazonas. Este evento consolida de forma exitosa os esforços da Praticagem da ZP01 e da Marinha do Brasil no projeto que viabiliza o aumento de calado e, consequentemente, aumenta as possibilidades de desenvolvimento da região e sua população, propiciando preços competitivos no mercado internacional, com a expectativa de implantação de novos terminais e o natural aumento da escoamento da produção do Arco Norte, enfim, emprego, renda e qualidade de vida à região.


PUBLICIDADE



A exemplo do que vem ocorrendo ao longo de toda a história, a praticagem sempre desempenhou papel importante e essencial no desenvolvimento da navegação na região. Desde os tempos remotos que as manobras contavam basicamente com a expertise dos antigos práticos, que, sem dispor de recursos tecnológicos, ofereciam seus conhecimentos e habilidades para viabilizar a navegação e as manobras em terminais incipientes e sem rebocadores. Desde sempre, a praticagem tem sido determinante, Investindo recursos próprios realiza frequentes sondagens para manutenção e descobertas de alternativas às adversidades da navegação do leito instável do rio, treinamento dos práticos e colaboradores, aquisição de equipamentos, guarnecimento de serviços permanentes de acompanhamento dos navios e assessoramento contínuo à Autoridade Marítima.

A partir de 2016 a praticagem iniciou esforços para o aumento de calado, com  investimentos em sondagens, aquisição de um marégrafo e sua instalação em Ponta do Céu, equipamento que permite a leitura ininterrupta das amplitudes de maré, cujos dados estão disponíveis aos usuários e a Marinha do Brasil.

Em 2018, apresentou estudos ao Comando do 4° Distrito Naval, que na pessoa de seu Comandante o Vice Almirante Edervaldo  Teixeira de Abreu Filho, disponibilizou de imediato, a equipe do Centro de Hidrografia e Navegação do Norte para que fosse possível o planejamento das diversas fases que irão possibilitar as análises para o conhecimento do calado de navegação. Simultaneamente, novos esforços  estão sendo realizados para a definição da amplitude de Maré na região, a Praticagem está investindo na contratação de técnicos e embarcações e, com o apoio e acompanhamento da Marinha do Brasil, inicia o levantamento de dados nos próximos 40 dias e, por último, o Comando do 4 Distrito Naval se prepara para iniciar a sondagem da região consolidando os dados necessários  a viabilizar o maior calado que possa ser recomendado pela Autoridade Marítima.

As expectativas são muito positivas, por meio de análises dinâmicas, espera-se obter calados superiores a 12 metros durante a maior parte do ano, dados que estarão disponíveis a todos os usuários, permitindo, não somente o desenvolvimento econômico, mas  a navegação na Barra Norte com precisão e Segurança.

Praticagem do Brasil no Rumo certo!

Linesio Gomes Barbosa Junior é presidente da Cooperativa de Apoio e Logística aos Práticos da ZP 1 - Belém/PA






   Zmax Group    Antaq    Antaq
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Pesa   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira