Neste artigo, busco explorar as conexões entre os projetos empilháveis e o construtor naval desconhecido, mostrando que as embarcações dory tiveram impacto além do mundo marítimo. As dory, pequenas embarcações usadas na pesca do bacalhau, inspiraram o design de móveis empilháveis, como mesas e cadeiras de bar.
A partir da necessidade de otimizar o espaço nos conveses dos navios de pesca do bacalhau, surgiu o conceito de empilhamento, levando o construtor naval desconhecido a projetar as primeiras embarcações empilháveis, criando assim as dory.
PUBLICIDADE
O artigo também reflete sobre o impacto do processo de produção em série do fordismo, destacando como Henry Ford se inspirou em vários modelos, incluindo o da dory, para criar sua linha de montagem, o que evidencia a importância histórica do construtor naval desconhecido, que inovou na construção naval muito antes da popularização das linhas de montagem.
Sérgio da Silva Feitosa é construtor naval e projetista de embarcações, com formação técnica em construção naval pelo Colégio Industrial Henrique Laje e como desenhista de estruturas navais pela Escola Técnica do Arsenal de Marinha. É graduado em construção naval pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ - FCEE) e, poós-graduado em engenharia naval pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP). Atualmente, está cursando mestrado em Ciências dos Materiais pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ - FCEE). É professor substituto da UERJ-FCEE na área de projeto de embarcações
Acesso à versão integral do artigo em PDF - clique aqui