MSC

Artigo - Redução do consumo de combustível e de gases poluentes por meio da inovação no design do navio

Uma combinação de fatores como redução de emissões, regulamentações, aumento da consciência ambiental e tempos economicamente desafiadores exigem que os armadores busquem alternativas para melhora dos gastos com navio, sendo a redução do consumo de combustível um desafio diário de engenheiros. Dentre as diversas tecnologias sustentáveis já existentes, destacamos as que possuem relação com o design e modelação do navio. Essas são as mudanças mais acessíveis e trazem significativa redução de combustível, podendo gerar uma economia de até 20%.

 

O tema da redução do consumo de combustíveis por métodos sustentáveis está em pauta e sendo cada vez mais explorado, visando diminuir o impacto ambiental. Essa exploração não consiste em novas construções, mas sim na remodelação e modernização dos equipamentos de navios, com diversas novas tecnologias que impactam diretamente nessa emissão de gases poluentes e que, ao mesmo tempo, estão atreladas a uma maior eficiência do uso dos combustíveis.

 


Porto do Açu


Aplicações práticas demonstram a aplicabilidade dos métodos apresentados e sua eficiência. Este artigo apresenta conclusão a respeito da necessidade de mudanças na estrutura de embarcações de modo que atenda navios ainda em fase de projeto ou navios já existentes.

 

AutoresMiguel Heitor e Roberto Azevedo são alunos do terceiro ano da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) - Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba). O presente artigo é o trabalho de conclusão de curso (TCC)

 

Email: miguelhtr@outlook.com

Acesso à versão integral do artigo em PDF - clique aqui