Porto do Açu

Artigo - Um novo conceito para docagem

O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma nova possibilidade por meio de um de um novo conceito de lançamento e docagem, na qual consiste em utilizar roletes infláveis denominados de AirBags, tal conceito vem se expandindo mundialmente devido a sua dinamicidade, e os custos agregados a implementação deste método. Além da a utilização deste sistema na indústria naval tanto para construção como para reparo dos de diversos tipos de meios flutuantes.
Por se tratar de um conceito teoricamente simples em comparado com outros métodos de lançamento e docagem, a aplicação deste sistema representa uma opção viável em termos econômicos frente a outras formas utilizadas. O que pode possibilitar a diversas estaleiros e bases navais, que não contam com capacidade ou infraestrutura adequada, desenvolver novas metodologias de manutenção e reparo de suas respectivas frotas permitindo uma análise profunda deste recurso e futuras avaliações deste conceito de docagem.

Bruno Assis de LimaBruno Assis de Lima é Capitão-Tenente Engenheiro Naval, formado em Engenharia Naval pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Responsável técnico pelo estudo para implementação da remotorização das Lanchas de Emprego e Patrulha classe LAEP-07.

Acesso à versão integral do artigo em PDF - clique aqui


Logcomex