A Autoridade Portuária de Santos (APS) indicou o advogado André Leme da Silva Fleury Bonini como superintendente interino do Porto de Itajaí, cargo oficializado pela Prefeitura de Itajaí nesta segunda-feira (6). Bonini, que atua como superintendente da chefia de gabinete da APS, foi designado pelo presidente da APS, Anderson Pomini, para liderar a transição administrativa após a decisão do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) de transferir a gestão do Porto Organizado de Itajaí para a APS.
A nomeação ocorre em meio à necessidade de continuidade administrativa e operacional do Porto, após o encerramento da gestão municipal e a exoneração de antigos gestores. A transição está sendo realizada por meio de um Convênio Operacional entre a APS e a Superintendência Portuária de Itajaí (SPI), garantindo a manutenção de contratos, pessoal e licenças de operação, além de evitar paralisações em obras e serviços essenciais.
PUBLICIDADE
Desde o dia 2 de janeiro, a APS assumiu oficialmente a gestão do Porto de Itajaí, instituindo uma Comissão de Transição liderada por Gustavo Salvador Pereira, Diretor de Desenvolvimento de Negócios e Regulação da APS. A comissão, composta por três superintendentes do Porto de Santos, está encarregada de integrar procedimentos estratégicos, táticos e operacionais em conjunto com a equipe da SPI, além de administrar intercorrências e repassar valores para o pagamento de empregados da autarquia municipal.