O governo Biden disse na quarta-feira que iria reiniciar as licenças para o primeiro grande parque eólico offshore dos EUA, revertendo uma decisão do governo Trump que cancelou o processo no ano passado.
O Bureau of Ocean Energy Management (BOEM) dos Estados Unidos disse em um comunicado que retomaria uma revisão ambiental do projeto Vineyard Wind como parte do amplo plano do governo para acelerar o desenvolvimento de energia renovável em terras e águas federais.
PUBLICIDADE
“O BOEM está empenhado em conduzir uma revisão robusta e oportuna do projeto proposto”, disse a Diretora Amanda Lefton no comunicado.
Em dezembro, a Vineyard Wind solicitou uma pausa no processo de licenciamento federal enquanto determinava se mudanças em seu design eram necessárias devido a uma mudança nos fabricantes de turbinas, levando o BOEM a encerrar toda a sua revisão.
O ex-presidente Donald Trump prometeu apoiar a indústria nascente dos EUA como parte de sua agenda de domínio de energia, mas a autorização da Vineyard Wind foi adiada repetidamente em parte devido a preocupações de que suas turbinas interferissem na pesca comercial.
A Vineyard Wind é uma joint venture entre a Avangrid Inc, uma unidade da Iberdrola da Espanha, e a Copenhagen Infrastructure Partners da Dinamarca. O projeto fica a 15 milhas (24 km) da costa de Massachusetts. Depois de construído, espera-se que forneça energia para mais de 400.000 casas em Massachusetts.
“Estamos muito satisfeitos”, disse Vineyard Wind em um comunicado. “Estamos ansiosos para trabalhar com a agência ao lançarmos uma indústria que criará milhares de empregos bem remunerados, ao mesmo tempo que tomamos medidas significativas para reduzir o impacto das mudanças climáticas.”
A Responsible Offshore Development Alliance, um grupo da indústria pesqueira, disse esperar que a retomada do processo de licenciamento proporcione novas oportunidades para o público opinar sobre o projeto.
Fonte: Reuters