A retomada da indústria naval brasileira ocorre em meio a uma revolução, em particular no que se refere às novas técnicas dos processos de solda e corte usados na fabricação de navios e plataformas. Essas inovações são o tema do 2º Workshop Sobre Tecnologias de Soldagem e Corte com Ênfase na Área Naval, que ocorre no próximo dia 10 de junho, em Rio Grande, no Rio Grande do Sul.
No evento, a Air Liquide, líder mundial em gases para indústria, saúde e meio ambiente, juntamente com as empresas Hypertherm, Lincoln Electric, Oxipira, ABS (Associação Brasileira de Soldagem) e SENAI do Rio Grande do Sul apresentarão o que há de mais recente em tecnologias para o segmento. A abertura do evento será feita pelo prefeito de Rio Grande, Fábio Branco, que falará sobre os desafios do segmento naval na região.
PUBLICIDADE
Segundo José Antônio Cunha, gerente do segmento Automotivo & Fabricação da Air Liquide, a indústria naval vem utilizando materiais mais nobres, que requerem novas tecnologias de corte e solda. “Essa é uma ótima oportunidade para aqueles que querem acompanhar o ritmo de desenvolvimento industrial do segmento”, afirma. “É um evento completo para quem busca atualização, evolução e destaque no mercado, além de uma ótima oportunidade para ampliar seu networking”, conclui.
A capacitação de pessoal para esses processos é um dos principais desafios do segmento. Com a instalação de estaleiros em vários Estados, o número de empregos na indústria naval saltou de 1,9 mil para 45 mil nos últimos dez anos. Uma das principais cidades a viver essa mudança foi a cidade de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, com o Estaleiro Rio Grande (ERG), que terá um dos maiores diques secos do mundo para a construção de plataformas e embarcações de grande porte para a área petrolífera.
Dentre as tecnologias que a Air Liquide levará ao workshop, José Antônio Cunha destaca os sistemas de controle do consumo de gases em grandes obras. Segundo ele, são sistemas capazes de proporcionar ganhos de qualidade e economias significativas ao longo do tempo. Outras novidades são os misturadores FLAMAL Mix e ARCAL Bulk, destinados as aplicações de solda e corte.
O 2º Workshop Sobre Tecnologias de Soldagem e Corte com Ênfase na Área Naval ocorre no próximo dia 10 de junho, no SENAI João Simplício (Avenida Portugal, 184, Cidade Nova, Rio Grande – RS). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelos telefones (53) 9942 9673 e (51) 3462-4300 ou pelo e-mail riogrande@senairs.org.br. As vagas são limitadas.
A Air Liquide é o líder mundial em gases para a indústria, saúde e meio ambiente, e está presente em mais de 75 países com 42.300 funcionários. Oxigênio, nitrogênio, hidrogênio e gases raros estão no centro das atividades da Air Liquide desde sua criação em 1902. Usando essas moléculas, a Air Liquide reinventa continuamente seus negócios, prevendo as necessidades dos mercados atuais e futuros. O Grupo inova para possibilitar o progresso, atingir um crescimento dinâmico e um desempenho consistente.
Tecnologias inovadoras que controlam emissões de poluentes, menor uso de energia pela indústria, recuperação e reutilização de recursos naturais ou desenvolvimento das energias do futuro, como hidrogênio, biocombustíveis ou energia fotovoltaica... Oxigênio para hospitais, homecare, combate a infecções hospitalares... A Air Liquide combina muitos produtos e tecnologias para desenvolver aplicações e serviços úteis não apenas para seus clientes, mas também para a sociedade.
Um parceiro para longo prazo, a Air Liquide conta com o comprometimento dos funcionários, a confiança dos clientes e o apoio dos acionistas para perseverar em sua visão de crescimento sustentável e competitivo. A diversidade das equipes da Air Liquide, negócios, mercados e presença geográfica proporcionam uma base sólida e sustentável para seu desenvolvimento e fortalece sua capacidade de ultrapassar seus próprios limites, conquistar novas regiões e estruturar seu futuro.
A Air Liquide explora o melhor que o ar pode oferecer para preservar a vida, permanecendo fiel à sua abordagem de desenvolvimento sustentável. Em 2009, as receitas do Grupo somaram 12 bilhões de euros, dos quais quase 80% foram ganhos fora da França. A Air Liquide está relacionada na bolsa de valores Euronext de Paris (seção A) e é membro dos índices CAC 40 e Dow Jones Euro Stoxx 50.