SÃO PAULO - O alto-forno 3 da ArcelorMittal, de Tubarão, na região sul de Santa Catarina (CST), estará pronto para retomar a operação entre maio e junho, disse ontem, segunda-feira, 7, o presidente da empresa no Brasil, Benjamin Baptista. Já a decisão da ArcelorMittal de ligar ou não o equipamento dependerá das condições do mercado. Baptista disse que essa decisão será tomada pela empresa entre o fim do primeiro trimestre de 2014 e início do segundo.
Ele afirmou que esse forno foi desligado para se fazer um reparo, mas que foram constatadas algumas deficiências. O alto-forno está desligado desde 2012 e possui uma capacidade de produção de 2,8 milhões de toneladas de placas. Atualmente, a usina da Arcelor opera com uma capacidade de 4,6 milhões de toneladas de placas. Desse volume, 4 milhões de toneladas são destinadas para a unidade Vega do Sul. O restante é destinado para exportações. De acordo com Baptista, a empresa escolherá as regiões para pôr o produto com as melhores condições.
O presidente da ArcelorMittal no Brasil disse ainda que a companhia finalizou com sucesso o primeiro embarque transoceânico de minério de ferro, com produção da mina do Andrade. O embarque, que foi feito pelo terminal de Praia Mole, foi de 60 mil toneladas e foi para as operações na Europa. Esse embarque foi feito como uma experiência, afirmou, tanto que o minério foi levado da mina ao terminal por caminhões. A capacidade de produção de minério de ferro de Andrade é de 4 milhões de toneladas anuais.
Fonte: FERNANDA GUIMARÃES - Agencia Estado
PUBLICIDADE