SÃO PAULO - As vendas de máquinas da Caterpillar ao redor do mundo caíram 11% nos três meses até abril, publicou nesta quarta-feira a empresa americana em seu site. Mais uma vez, as operações na América Latina foram as maiores responsáveis pela piora no desempenho do período.
A única região que demandou mais equipamentos da companhia, fabricante de máquinas, motores e veículos pesados, foi a América do Norte. As vendas no varejo a esses países subiram 5%. Na Ásia e no Pacífico, contudo, foi registrada queda de 16%, enquanto na região que agrega Europa, África e Oriente Médio, houve baixa de 9%.
Mas a atividade foi bem mais deteriorada nos mercados latino-americanos. Na região, a Caterpillar vendeu 44% menos do que no mesmo período do ano passado — de fevereiro a abril — e sofreu tanto com máquinas destinadas ao setor de extração como ao de construção.
Os segmentos de energia e transporte também tiveram desempenho pior em um ano. As vendas de equipamentos para a geração elétrica caíram 5%, enquanto para o setor de petróleo e gás houve queda de 3%. O volume comercializado a clientes industriais recuou 11% e para o transporte diminuiu em 24%.
As vendas da Caterpillar, nessa comparação de períodos de três meses em relação aos mesmos do ano anterior, caem desde dezembro de 2012. Na América Latina, entretanto, o período até abril trouxe a pior redução no volume comercializado em anos.
Fonte: Valor Econômico/Renato Rostás
PUBLICIDADE