Uma pauta comum sobre produção agropecuária e sua importância na economia foi sugerida, nesta terça-feira (6), pelo deputado federal Ernandes Amorim (PTB), na tribuna da Câmara, como tema obrigatório nos programas dos eventuais candidatos à Presidência da República, nessas eleições.
Nessa pauta, o parlamentar sugere uma nova política agrícola que fixe renda e dê ênfase em investimentos de logística para maior competitividade no campo. “O que pretendem os produtores rurais é que os candidatos tenham informações reais sobre as urgentes necessidades do setor, um instrumento para a melhoria das condições de melhor rentabilidade da agropecuária, e ter uma política agrícola com alternativas e mecanismos de comercialização”, disse.
Amorim defende, por exemplo, um contrato no mercado, em que o produtor possa fazer opção de preço e de oportunidade nos moldes praticados na bolsa de futuro. Essa alternativa faria o produtor tirar o seu patrimônio do lastro para seus financiamentos ou garantias de produto, como normalmente ocorre no sistema atual.
“O que se lamenta é que essas propostas são defendidas há alguns anos pelas organizações do agronegócio, mas o governo federal tem sido insensível e faz ouvido de mercador para essa justa reivindicação da classe produtora rural”, afirma Amorim. Ele defende também investimentos em transportes multimodais -hidrovia e ferrovia – para baratear custos de frete da produção de alimentos, e diminuição de juros e preços dos insumos, tais como adubos e defensivos agrícolas. “Precisamos é acabar com as políticas compensatórias para sustentar o preço deste ou daquele produto, precisamos ser mais profissionais, com uma nova política de produção agropecuária que leve a segurança na produção e na comercialização”.
Fonte: Assessoria
PUBLICIDADE