A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) divulgou hoje as metas individuais de descarbonização que cada distribuidora terá que cumprir neste ano de acordo com o programa federal RenovaBio. As metas são determinadas em Créditos de Descarbonização (CBios), que equivalem a 1 tonelada de carbono de emissão evitada e devem ser comprados na B3.
A determinação das metas individuais é feita com base na participação de mercado de cada empresa na venda de combustíveis fósseis do ano anterior e com base na meta total anual, que neste ano é de 24,86 milhões de CBios. BR Distribuidora, Ipiranga e Raízen terão as metas mais elevadas. Elas serão responsáveis pela compra de 26%, 19% e 18% da meta de CBios de 2021, respectivamente.
PUBLICIDADE
Para as distribuidoras que não cumpriram integralmente seus objetivos no ano passado, a ANP acrescentou às metas deste ano as quantidades de CBios não compradas. Com isso, a quantidade total de CBios que o setor deverá comprar e aposentar (tirar de circulação) neste ano chega a 25,2 milhões. Além disso, também foram instaurados autos de infração contra distribuidoras que não cumpriram as metas de 2020.
Fonte: Valor