A Antaq lança, hoje, sexta-feira (29), no auditório da sede da Agência, em Brasília, a sua Carta de Serviços. O evento será presidido pelo diretor-geral em exercício da Agência, Tiago Lima. O documento, que foi aprovado pela Diretoria da autarquia no último dia 14, é um instrumento de transparência instituído por meio do Decreto nº 6.932, de 11 de agosto de 2009.
A Carta tem como objetivo informar o cidadão sobre os serviços prestados pela autarquia. Além disso, detalha como acessá-los e quais são os compromissos e padrões de qualidade de atendimento ao público. “No âmbito da ANTAQ, a elaboração da Carta de Serviços compõe um projeto destinado a fortalecer a imagem e o relacionamento da ANTAQ com a sociedade”, destaca o diretor-geral em exercício da Agência, Tiago Lima.
As áreas finalísticas da ANTAQ, coordenadas pela Assessoria de Comunicação Social, participaram da elaboração do documento. “A Carta permitirá que o cidadão tenha informações claras e precisas em relação a cada um dos serviços prestados pela instituição, em especial as relacionadas com os requisitos, documentos e informações necessários para acessar o serviço e os canais de acesso aos setores envolvidos”, disse o diretor-geral em exercício, ressaltando que o documento fortalece a confiança e a credibilidade da administração pública perante a sociedade.
Na Carta de Serviços, o leitor poderá encontrar diversas informações sobre a ANTAQ. Entre elas, os canais de acesso da Agência, como, por exemplo, os endereços e telefones da sede e das 14 unidades administrativas regionais da autarquia e os contatos da Ouvidoria.
O documento traz, ainda, um detalhamento dos serviços que as áreas finalísticas da Agência prestam, tais como, elaboração de estatísticas do setor aquaviário; emissão de outorgas de autorização para a construção e exploração de Instalação Portuária Pública de Pequeno Porte (IP4); revisão das tarifas das administrações portuárias; emissão de outorga de autorização para a prestação de serviços de transporte aquaviário na navegação marítima e de apoio; e autorização de afretamento de embarcação para operar na navegação interior, entre outros.
Para o diretor-geral em exercício da ANTAQ, a Carta permitirá o engajamento permanente dos usuários num processo contínuo de melhoria da qualidade dos serviços prestados pela autarquia. “A maior transparência resultará inevitavelmente em notáveis ganhos de eficiência. O usuário bem informado é mais exigente e, portanto, demanda melhores serviços”, apontou Tiago Lima.
Saiba mais
A Carta de Serviços estará disponível no site da agência www.antaq.gov.br.
Fonte: Antaq
PUBLICIDADE