BRASÍLIA - O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (PMDB), disse na terça-feira que, com a divulgação do balanço da Petrobras, espera que sejam retomadas de obras paralisadas como é o caso do Complexo Petrolífero do Rio de Janeiro (Comperj).
“É muito importante que a Petrobras volte a funcionar, volte com as obras de Comperj. A cidade passa por um momento muito difícil e é uma obra que está quase 90% pronta, falta muito pouco para acabar”, afirmou Pezão ao chegar ao Ministério da Fazenda para encontro com o ministro Joaquim Levy.
Segundo o governador, o presidente do Petrobras, Aldemir Bendine, e o diretor-financeiro da companhia, Ivan Monteiro, sempre pediam um prazo para a publicação do balanço em conversas sobre retomada da obra.
“Agora, eu acho que é outra fase. [De] começar a negociar porque a Petrobras é importante para o país, mas ela é muito mais importante para o Rio. A gente está sofrendo muito com a paralisação das atividades”, destacou Pezão. “Não tenho dúvida nenhuma [de que as obras paradas vão começar a destravar]. Hoje a gente já vê notas do Bendine de que ele vai terminar a Comperj”, acrescentou.
Pezão não quis comentar sobre o prejuízo líquido da Petrobras, de R$ 21,6 bilhões no ano passado, sendo que foi registrada uma baixa contábil de R$ 6,2 bilhões referentes às perdas por corrupção. “Não tive mais detalhes. Foi ontem à noite”, disse.
Questionado sobre um eventual embaraço pela qual passa a empresa, o governador do Rio evitou responder: “Já tenho tanto problema no Estado. Isso é com o governo federal”. Ontem, o presidente da Petrobras pediu desculpas à população pelos “malfeitos” na empresa.
Fonte: Valor Econômico/Edna Simão e Lucas Marchesini
PUBLICIDADE