Maior grupo siderúrgico do mundo, a ArcelorMittal informou nesta quarta-feira que se prepara para reduzir ainda mais a produção de aços planos na Europa, diante da fraqueza da demanda e da oferta elevada de produto importado no mercado local. Esse é o segundo anúncio dessa natureza do grupo em pouco mais de 20 dias.
No dia 6 de maio, a ArcelorMittal já havia informado o plano de suspender as operações na usina de Cracóvia, na Polônia, e reduzir o volume produzido em Astúrias, na Espanha. Com essas medidas, a produção de aços planos seria cortada em 3 milhões de toneladas.
PUBLICIDADE
“Além do anúncio feito em 6 de maio, a ArcelorMittal anuncia hoje a decisão de adotar medidas adicionais para ajustar seus níveis de produção na Europa para alinhar ainda mais a produção à demanda atual. A empresa continua a ser impactada pela fraca demanda e altos níveis de importação na Europa”, informou em comunicado.
Desta vez, a siderúrgica vai cortar a produção primária de aço em Dunkirk, na França, e em Eisenhüttenstadt, na Alemanha. Além disso, no quarto trimestre, a ArcelorMittal vai prolongar paradas para manutenção na usina de Bremen, na Alemanha, e no alto-forno de Astúrias, na Espanha.
“Mais uma vez essa é uma decisão difícil, mas diante do nível de fraqueza do mercado, avaliamos que é prudente. Essa é uma medida temporária e será revertida quando as condições do mercado melhorarem”, disse o executivo-chefe de Aços Planos da ArcelorMittal Europa, Geert van Poelvoorde.
Fonte: Valor