O governo argentino e a indústria estão próximos de um acordo para retomar as exportações de carne bovina do país, segundo informaram ontem a agência Reuters e o jornal “La Nacion”, que citaram fontes a par do assunto. A Argentina interrompeu suas vendas ao exterior no dia 20 de maio, em uma medida adotada, segundo o governo, para conter a alta dos preços dos alimentos.
Entre as alternativas em discussão está a de criar um limite para os embarques, mas, no setor, ela é tida como controversa. A ideia do governo seria a de estabelecer um teto para os embarques correspondente a 50% das exportações de 2020, que somaram 900 mil toneladas. Outra proposta em discussão seria aumentar os impostos sobre as vendas de carne bovina ao exterior.
PUBLICIDADE
Na segunda-feira, o ministro do Desenvolvimento Produtivo argentino, Matías Kulfas, disse que o governo de Alberto Fernández deverá anunciar um plano para o setor ainda nesta semana. “Estamos na reta final de um conjunto de medidas que inclui um acordo com o setor de carnes, no qual o objetivo é garantir o abastecimento da mesa argentina e a continuidade dos negócios de exportação”, afirmou Kulfas ao canal C5N.
O prazo de 30 dias previsto para a suspensão dos embarques termina neste domingo. A Argentina é quinto maior exportador de carne bovina do mundo.
Fonte: Valor