A empresa combinada terá uma capacidade permanente superior a 3 milhões de TEUs, com mais de 400 navios, e transportará mais de 18 milhões de TEUs por ano
A Hapag-Lloyd assinou um acordo com a ZIM Integrated Shipping Services Ltd., a 10ª maior empresa de transporte marítimo de contêineres do mundo, pela qual a primeira adquirirá 100% das ações da da segunda por US$ 35,00 por ação em dinheiro. O valor total da transação ultrapassa US$ 4 bilhões.
PUBLICIDADE
A FIMI, o maior e principal fundo de private equity de Israel, assumirá a propriedade de uma empresa de transporte marítimo de contêineres que atenderá algumas das rotas comerciais estratégicas mais importantes, conectando-se à rede global da Hapag-Lloyd. A nova linha de contêineres começará com 16 navios e assumirá a responsabilidade total pela Ação de Ouro da ZIM, bem como pela marca ZIM.
A conclusão das transações previstas está sujeita, entre outros fatores, à aprovação dos acionistas da ZIM e das autoridades regulatórias competentes.
A combinação dos negócios entre a Hapag-Lloyd e a ZIM consolidará a posição da Hapag-Lloyd como a quinta maior empresa de transporte marítimo de contêineres do mundo, com uma frota de mais de 400 navios, capacidade permanente de mais de 3 milhões de TEUs e um volume anual de transporte superior a 18 milhões de TEUs.
Estima-se que a transação gere sinergias anuais de várias centenas de milhões de dólares. A Hapag-Lloyd e a ZIM irão aproveitar a mão de obra e as tecnologias de ponta de ambas as empresas para construir uma equipe combinada ainda mais forte.
“A ZIM é uma excelente parceira para a Hapag-Lloyd”, afirmou Rolf Habben Jansen, CEO da Hapag-Lloyd. “Os clientes se beneficiarão de uma rede significativamente reforçada nas rotas Transpacífica, Intra-Ásia, Atlântico, América Latina e Mediterrâneo Oriental. Compartilhamos as mesmas ambições: excelente atendimento ao cliente, qualidade operacional excepcional e um compromisso com a inovação digital – tudo isso impulsionado pela experiência e paixão de nossos colaboradores em todo o mundo. Aproveitaremos esta oportunidade para criar a melhor equipe, reunindo os talentos excepcionais da ZIM e da Hapag-Lloyd – em Israel e no mundo todo – e nos comprometemos a construir uma presença substancial e de longo prazo em Israel. Juntos, estabeleceremos novos padrões de excelência e consolidaremos nossa posição como a número um indiscutível em qualidade em nosso setor.”
“O anúncio de hoje é o culminar de uma análise estratégica minuciosa conduzida pelo Conselho de Administração da ZIM, dedicada a maximizar o valor para os acionistas. A decisão reflete uma avaliação abrangente de todas as opções disponíveis para garantir o melhor resultado possível para os investidores da empresa. Acreditamos que esta representa a transação mais prudente e benéfica para todos os stakeholders da ZIM, que fortalece ainda mais o histórico de criação de valor excepcional que construímos desde o nosso IPO”, afirmou Yair Seroussi, Presidente do Conselho de Administração da ZIM.
Até a conclusão da transação, a Hapag-Lloyd e a ZIM permanecerão concorrentes e continuarão operando normalmente. Sua colaboração operacional se limitará aos acordos existentes de compartilhamento de navios e afretamento de slots. As aprovações necessárias das autoridades reguladoras e dos acionistas da ZIM são esperadas até o final de 2026.
















