SÃO PAULO - A Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) foi lançada oficialmente ontem, às 20 horas, na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em Brasília, conforme nota enviada pela entidade.
Criada no fim do ano passado, com o apoio da CNA, a Abrafrutas atuará em defesa dos interesses da fruticultura, representando um segmento relevante da produção agrícola brasileira, com exportações anuais de 693 mil toneladas e receita de US$ 619 milhões. O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de frutas, superado apenas por China e Índia.
PUBLICIDADE
O primeiro presidente da Abrafrutas será o empresário Luiz Roberto Barcelos, da Agrícola Famosa, uma das maiores exportadoras de frutas do Brasil, com produção no Ceará e Rio Grande do Norte.
A Abrafrutas vai trabalhar em conjunto com a CNA na busca de novos mercados para os embarques de frutas brasileiras. Atualmente, as exportações estão concentradas na União Europeia, destino de 76% das vendas externas do produto. O melão lidera as exportações do país, com 181,7 mil toneladas embarcadas.
A CNA também firmou parceria com a Abrafrutas para adotar medidas que possam consolidar os mercados já existentes e abrir novas fronteiras para as frutas brasileiras no competitivo mercado internacional. Para consolidar este projeto, foi criado o Fundo da Fruticultura, cujos recursos financeiros serão utilizados em ações para fortalecer a produção interna e melhorar a produtividade.
Outra meta da Abrafrutas será buscar alternativas para aumentar o consumo interno de frutas.
Fonte:Valor Econômico/Carine Ferreira)