Atualmente, a o terreno da CSP passa por trabalhos de terraplanagem
Expectativa do chefe do Executivo estadual dá o tom do próximo ano, que deverá ser de trabalho intenso
"Ao fim de 2012, já teremos algo em torno de três a quatro mil pessoas trabalhando na construção da siderúrgica". A frase proferida pelo governador Cid Gomes dá o tom da expectativa quanto ao andamento das obras da Companhia Siderúrgica de Pecém (CSP) durante o ano que vem, a partir da assinatura do contrato com a Posco Engineering & Construction, na última sexta-feira, 16, empresa que ficará responsável pela execução do serviço. Contudo, mais do que isso, a projeção ajuda a ilustrar também o pensamento do governador de que, em 2012, o ritmo de trabalho para a execução dos grandes projetos será intenso.
A Refinaria Premium II está incluída nesse bolo. Cid garante que as obras do empreendimento, com operação prevista para 2017, vão começar no ano que vem. "Eu vou lutar para que comece efetivamente em 2012. Posso confirmar, posso afirmar, que começará em 2012", enfatizou o chefe do executivo Estadual, que esteve ontem no Diário do Nordeste para participar da primeira transmissão da TV DN, estúdio na redação que amplia a interação entre o jornal impresso e online.
Refinaria e agendas
Aliás, com relação à refinaria, o governador reafirmou que a formalização da transferência do terreno à Petrobras só não ocorreu ainda por falta de sincronia entre as agendas do próprio governador e do presidente da estatal, José Sérgio Gabrielli.
"Independentemente desse ato, a Petrobras está fazendo a contratação das empresas, e o Estado continua nos processos. Nós temos o domínio de toda a área requerida pela Petrobras, algumas já com escritura em nosso nome, e outras com imissão de posse. Continuamos fazendo os trabalhos pra regularizar isso. Também está em fase de finalização a licitação do desvio da CE-085. Nós vamos desviar a rodovia para deixar o terreno contíguo, porque a CE passa no meio do terreno da refinaria", explicou o governador.
Ações fundamentais
Outras ações também estão na pauta de Cid Gomes para 2012. Conforme explica, será um ano importante na conclusão de ações fundamentais para o Estado, como o Hospital Regional Norte, o Centro de Eventos do Ceará, a consolidação do Cinturão Digital, "que é uma ação marcante na diretriz de interiorizar o acesso à banda larga", além de ser o ano de finalização da linha Sul do Metrô de Fortaleza (Metrofor), a qual "é uma coisa que se arrastava há mais de uma década", na opinião do gestor.
Ele destacou ainda a inicialização de trabalhos que trarão impactos positivos ao cearense, tais como a Universidade do Cariri, que se trata de uma ação federal no Estado; o Cinturão das Águas do Ceará, obra de recursos hídricos que levará água para as regiões mais secas do Estado, começando pelo Cariri Oriental e dirigindo-se ainda para os Inhamuns, Sertão de Crateús e Central e chegando a praticamente todas as bacias, ajudando na regularização da oferta de água nas bacias do Coreaú, Acaraú, Litoral, Curu e nas metropolitanas.
Linha Leste do metrô
"Vai ser um ano ainda em que a gente deve começar a construção da Linha Leste do Metrô de Fortaleza, que vai fazer um percurso que reúne as duas artérias com maior volume de tráfego em Fortaleza, que é a Santos Dumont e a Washington Soares. O metrô vai ajudar a substituir, vai dar um opção de meio de transporte à população mais ágil e mais confortável", afirmou.
Em 2012, também será dado o pontapé inicial para as obras do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), ramal Parangaba-Mucuripe, com vistas à Copa do Mundo de 2014. O governador ainda lembrou que no que vem ocorrerá a finalização do Castelão.
Para o primeiro ano de seu segundo mandato, o governador atribuiu a nota 6,5. "Mas sempre lembrando que no colégio que eu estudei a média era 7,5", brincou. "Eu sou muito avesso à nota.
Você tem muitas áreas e, em cada uma delas, você pode ter tido um desempenho melhor do que o outro", disse.
No próximo ano de governo, se depender de Cid, o ´ staff´ deve ser mantido. "Pelo meu gosto, eu nomeio o secretariado e só quando eu sair ele sai junto comigo. É claro que aqui e acolá um sai por um motivo ou outro, mas por enquanto nada muda".
Fonte: Diário doNordeste (CE)/DIEGO BORGES
PUBLICIDADE