O Banco Nacional de DesenvolvimentoEconômico e Social (BNDES) assinou nesta última quinta-feira, dia 27, durante a Reunião Anual do BID, na Costa do Sauípe (BA), contrato de financiamento no valor de US$ 300 milhões com o Japan Bank for International Cooperation (JBIC) e o Mizuho Bank, Ltd. A cerimônia de assinatura contou com a presença do presidente do BNDES, Luciano Coutinho, e do Presidente do JBIC, Hiroshi Watanabe.
A operação foi realizada no âmbito da Linha GREEN (Global Action for Reconciling Economic Growth and Environmental Preservation), que tem como objetivo o apoio a projetos que favoreçam a preservação do meio ambiente global, promovendo a redução da emissão de gases do efeito estufa, a eficiência energética e a geração de energia a partir de fontes renováveis. Em 2011 o BNDES celebrou um contrato de captação com o JBIC com base na mesma linha, que também contou com a colaboração financeira do Mizuho Bank, Ltd.
Desde a década de 50, o BNDES opera em parceria com organismos multilaterais e agências governamentais para diversificar e ampliar seu funding. O relacionamento entre o BNDES e o JBIC teve início em 1962, quando foi assinado o primeiro contrato de empréstimo com o The Export-Import Bank of Japan (JEXIM), antecessor do JBIC.
Desde então, foram assinados 15 contratos, incluindo a nova cooperação da Linha GREEN. Ao longo de mais de 50 anos, JBIC e BNDES vêm buscando desenvolver atividades para estreitar cada vez mais o relacionamento.
Fonte: Economiasc
PUBLICIDADE