A Federação da Câmara de Comércio Venezuelana-Brasileira deve abrir um escritório no Recife. ?A nossa expectativa é que isso ocorra num prazo de um ano?, disse o embaixador da Venezuela no Brasil, Julio Garcia Montoya, acrescentando que o Brasil é um dos principais parceiros comerciais da Venezuela.
O escritório vai promover um melhor relacionamento entre as empresas do Nordeste e a Venezuela. Depois da sua implantação, ?será encomendada uma pesquisa para definir quais serão os setores que poderão ter um comércio sustentável entre os dois países?, afirmou Montoya.
Segundo ele, os negócios entre os países do Mercado Comum do Sul (Mercosul) poderão ter um incremento de 75% com a entrada da Venezuela nesse bloco econômico, formado pelo Brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina. A Venezuela já pediu, formalmente, para fazer parte do Mercosul e aguarda o posicionamento do Paraguai.
A Venezuela é o terceiro maior Produto Interno Bruto (PIB) da América do Sul, perdendo apenas para o Brasil e a Argentina. O PIB mede todas as riquezas produzidas por um país.
O embaixador argumentou que a Venezuela será a janela para que o Brasil chegue ao Caribe. Isso pode trazer novos mercados para os produtos brasileiros que sofrem uma taxação ao entrar nos países caribenhos.(Fonte: Jornal do Commercio/PE)
PUBLICIDADE