Um dos maiores empreendimentos industriais previsto para o Sul do Estado, a Companhia Siderúrgica Ubu (CSU), foi declarado de utilidade pública, assim como as obras de infraestrutura necessárias para a sua instalação e operação em Anchieta. O decreto, assinado pelo governador Paulo Hartung, foi publicado ontem no Diário Oficial do Estado.
Definir o projeto como sendo de utilidade pública é parte do próprio processo de licenciamento ambiental, segundo explicou o secretário estadual de Desenvolvimento, Márcio Félix Bezerra. A instalação da CSU em Anchieta depende da liberação de licenciamento ambiental que começará pela concessão do Licenciamento Prévio (LP) por parte do Instituto Estadual do Meio Ambiente (Iema).
No texto do decreto o governo justifica que a legislação ambiental considera que as áreas de preservação permanente (APP) são aquelas que abrigam o Bioma Mata Atlântica, como a área pretendida pela CSU.
A previsão é que, até o final deste ano, o licenciamento prévio seja liberado. Para que isso ocorra, todas as etapas de realização de audiências públicas e reuniões com as comunidades terão que ser realizadas.
(Fonte: A Gazeta (ES) Vitória/Denise Zandonadi)
PUBLICIDADE