Cerca de 30% da soja e 10% do milho que ainda serão plantados no Paraná na safra 2012/13 já estão vendidos. O produtor paranaense está aproveitando as altas cotações no mercado internacional para garantir o preço e proteger parte da produção. A movimentação foi constatada pela pesquisa de campo realizada pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab).
O relatório contém ajustes que elevam a expectativa de produção de grãos no Estado em relação à estimativa divulgada no início do mês. Segundo o diretor do Deral, Francisco Simioni, as preocupações com o clima foram afastadas com as chuvas do último fim de semana, que permitiram a retomada, de forma intensa, do plantio de milho e feijão em todo o Estado.
Segundo Simioni, as atenções se voltam agora para a reta final da colheita da safra de trigo, cuja qualidade e preços em alta no mercado animam o produtor paranaense, após cerca de cinco anos de frustração de safra, ora por causa do clima ora por causa de preços desestimulantes.
Com o retorno da corrente El NiÀo, apontado pelos principais institutos de meteorologia do País, a expectativa para a safra de grãos de verão 2012/13 é de aumento na produtividade dos principais grãos cultivados no Paraná. A previsão é de retomada da regularidade do clima, com elevação de chuvas na primavera e verão, favorecendo a produtividade das lavouras.
Pesquisa
A pesquisa do Deral informa que a previsão para a produção de grãos de verão da safra 2012/13 foi reajustada para 22,62 milhões de toneladas de grãos este mês, 240 mil toneladas a mais que a estimativa feita no mês passado, de 22,38 milhões de toneladas.
O ajuste ocorreu com o aumento da intenção do produtor paranaense em plantar mais soja. ''O plantio no Paraná iniciou no último dia 21 e acontece até o final do ano, podendo ter vários ajustes até lá'', explica o economista Marcelo Garrido, chefe da Divisão de Conjuntura Agropecuária do Deral. Cerca de 3% da área prevista já foi plantada. O leve avanço no plantio da soja está ocorrendo sobre áreas antes previstas para o milho e feijão.
A expectativa de produção da soja passou de 14,99 milhões de toneladas estimadas no mês passado para 15,14 milhões de toneladas, com a intenção do produtor em avançar em pelo menos mais 20 mil hectares na área plantada. A estimativa atual prevê ocupação de 4,58 milhões de hectares contra 4,56 milhões de hectares previstos anteriormente, embora mantendo um aumento de 4% na área total plantada com soja no Estado em relação à safra plantada no ano passado.
Fonte: Folha de Londrina,PR
PUBLICIDADE