BRASÍLIA – O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade, se reuniu na tarde desta quarta-feira com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, para discutir as reivindicações do setor produtivo nos segmentos de energia e mineração.
Andrade afirmou que entre as principais questões que preocupam a indústria brasileira está o alto custo da energia elétrica. O tema foi tratado em reunião realizada pela manhã entre o presidente do Conselho de Administração do Grupo Gerdau, Jorge Gerdau, e ministro Lobão.
“O Brasil tem uma das energias mais caras do mundo. E esse é um fator preponderante no custo de produção nacional”, afirmou Andrade, ao chegar à sede do Ministério de Minas e Energia. Como solução, o representante da entidade considera que deve haver redução dos tributos estaduais e federais, além da redução do preço da energia no processo de renovação dos contratos do setor elétrico.
O presidente da CNI afirmou que o encontro com o ministro também serviria para discutir a possibilidade de mudança do modelo de contratação de energia renovável.
No setor de mineração, a discussão passará, segundo Andrade, pela reformulação do marco regulatório, que inclui a elevação das alíquotas de cobrança de royalty e alteração na forma de expedir licenças de exploração de novas áreas.
(Fonte:Valor Econômico/Rafael Bitencourt)
PUBLICIDADE