Os dois leilões de venda de milho dos estoques públicos, realizados na última terça-feira (15) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), comercializaram um total de 7.193 toneladas do produto. A oferta foi feita por meio da operação de Valor para Escoamento de Produto (VEP). O produto foi disponibilizado para criadores de aves, suínos, bovinos, ovinos, caprinos e suas cooperativas, em regiões definidas nos avisos de VEP Nº 44/2014 e Nº 45/2014.
PUBLICIDADE
A venda, comercializada pela Conab a R$ 0,33 Kg, foi realizada em atendimento a demanda dos criadores do Norte e Nordeste, por causa dos altos preços do cereal na região. Segundo a gerente de Oleaginosas e Produtos Pecuários da Conab, Thomé Guth, a quantidade negociada foi relativamente baixa em relação ao total ofertado, de 25 mil toneladas. "Não houve interesse dos demandantes e a operação finalizou com menos de 30% do milho vendido", conta.
O produto tem origem dos estoques públicos da estatal no estado do Mato Grosso, e está armazenado nos municípios de Vera, Nova Ubiratã, Primavera do Leste e Sorriso. O valor total da operação foi de R$ 2,3 milhões.
O VEP foi realizado de acordo com a Portaria Interministerial Nº 222, de 13 de março de 2014, que autoriza a Conab a comercializar até 500 mil toneladas de milho para criadores de animais ao longo de 2014. Puderam participar dos leilões criadores localizados nas regiões Norte (exceto Rondônia, Pará e Tocantins), Nordeste (exceto Maranhão, Piauí e os municípios que compõem a Região de Barreiras e Luiz Eduardo Magalhães - Bahia), norte de Minas Gerais, além de Espírito Santo e Rio de Janeiro.
Fonte:Companhia Nacional de Abastecimento