De São Paulo - A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) elevou ontem a estimativa para a produção brasileira de café na safra 2010/11. A expectativa é que a colheita realizada em 2010 gere uma oferta de 48,09 milhões de sacas, ou seja 895 mil (2%) a mais do que a estimativa de setembro, quando a produção foi projetada em 47,2 milhões de sacas.
"Os decréscimos em relação às primeiras estimativas nos Estados do Espírito Santo e da Bahia em função das baixas precipitações pluviométricas foram compensados pelos ganhos de produtividade nos Estados de Minas Gerias, São Paulo e Rondônia", informa novo relatório da Conab.
O resultado fechado da safra representa um acréscimo de 21,9% ou 8,62 milhões de sacas sobre 2009/10, quando a oferta foi de 39,47 milhões de sacas. A diferença entre as duas safras se deve ao ciclo bienal da cultura, que neste ano foi de alta produção.
No mercado internacional, o relatório quase não teve efeito, e a terça-feira foi de queda em Nova York. Os contratos com vencimento em março recuaram 85 pontos para US$ 2,167 por libra-peso, com a realização de lucros após os fortes ganhos de segunda-feira.
(Fonte: Valor Econômico/AI)
PUBLICIDADE