O consórcio CCPR-Repar, formado pela construtora Camargo Corrêa e Promon Engenharia, acaba de conquistar a certificação ISO/TS 29001:2008, específica para o setor de óleo e gás, da Fundação Carlos Alberto Vanzolini, pelas obras de ampliação da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), de Araucária (PR). É a primeira vez no Brasil que uma obra em refinaria recebe esta certificação.
A norma ISO/TS 29001:2008 é exclusiva para fornecedores do setor de petróleo e gás. Tem como base o ISO 9001:2008 e está relacionada à capacidade das empresas em projetar, produzir e inspecionar sistematicamente produtos e obras segundo normas específicas da Petrobrás.
“A conquista de mais uma certificação é resultado da prioridade que a Camargo Corrêa define em relação aos sistemas de gestão de qualidade e de processos em suas obras”, afirma Silvio Luiz Zen, diretor do contrato.
A conquista da ISO/TS 29001:2008 foi uma decorrência natural das práticas e normatizações já praticadas pela Camargo Corrêa e Promon Engenharia. “Tivemos de realizar algumas adaptações e ampliações de nossos processos internos para atender as exigências da norma”, acrescenta Silvio.
Esta não é a primeira vez que a Camargo Corrêa conquista normatizações inéditas da Fundação Carlos Alberto Vanzolini. A construtora é uma das poucas empresas brasileiras a possuir obras com as quatro certificações de excelência - ISO 9.001 (qualidade), ISO 14.001 (meio ambiente), OHSAS 18.001 (saúde e segurança ocupacional) e NBR 16.001 (responsabilidade social – e recebeu, no ano passado, homenagem exclusiva da Fundação por este feito.
Da Redação
PUBLICIDADE