A empresa carioca está encarregada da preparação para terraplanagem da área de quase quatro mil hectares que o complexo ocupará. Próximo ao município de São Gonçalo do Amarante, a 65 quilômetros de Fortaleza, o projeto orçado em R$ 15 bilhões, em suas duas fases de implantação é iniciativa do consórcio criado pela Vale e a coreana Dongkuk Steel, com o incentivo do governo do Ceará.
Uma das maiores especialistas em obras de infra-estrutura do país, a Craft, está aplicando no projeto da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) sua experiência técnica neste tipo de empreendimento - há três anos a empresa participa das obras da Companhia Siderúrgica do Atlântico, no Rio de janeiro -, bem como seu profundo conhecimento das normas de preservação ao meio ambiente.
Com conclusão prevista para, aproximadamente daqui a nove meses, a fase de preparação do terreno está mobilizando dezenas de equipamentos entre tratores, escavadeiras, motoniveladoras, e diversos equipamentos especiais para o criterioso manejo da flora e fauna locais. No pico dos trabalhos a obra deverá gerar até dois mil e quinhentos empregos diretos e indiretos. Oitenta por cento da força de trabalho até o momento contratada, é oriunda de São Gonçalo do Amarante e com o avanço da obra, segundo a Craft, este número deverá se elevar para 95%. “Nossa intenção é privilegiar a população local, não só pelo conhecimento que tem da região, mas também para contribuir com a geração de recursos para o município. Além disso, estaremos oferecendo treinamento a estes trabalhadores, capacitando-os dentro das mais modernas técnicas de construção pesada, agregando-lhes valor profissional”, explica Bernard Isnard Bogossian, diretor comercial da Construtora.
A preocupação constante com o meio ambiente – a empresa é pioneira em técnicas de reciclagem de resíduos da construção – a habilita cumprir todos os requisitos exigidos pelas licenças ambientais que a área onde a Siderúrgica será construída, demandou. Além de engenheiros, técnicos, operadores de máquinas, e demais funções especificamente ligadas a obra, também fazem parte da equipe, especialistas em resgate da fauna, biólogos, veterinários e arqueólogos. ”Tanto a extensão do terreno como sua localização requerem cuidados especiais quanto a preservação da fauna, por isso contamos com pessoal especializado no resgate de animais silvestres que serão encaminhados para realocação na Reserva Ecológica do Pecém”, completa Bernard
A Companhia Siderúrgica do Pecém tem previsão para o inicio de suas atividades no primeiro semestre de 2013, e sua construção deverá gerar mais de 15 mil postos de trabalhos diretos e indiretos.
Sobre a Craft Engenharia - Agilidade, rapidez e vanguarda é a fórmula com que a Craft Engenharia vem, há mais de trinta anos, consolidando sua reputação de excelência, no mercado de construção civil brasileiro. Adiantando-se as demandas de seus clientes, prognosticando as tendências da indústria de construção civil, principalmente no que se refere aos equipamentos e legislação ambiental, apoiando e patrocinando a pesquisa de novos métodos e materiais, a empresa consolidou reputação de excelência em todas as suas áreas de atuação: construção pesada, terraplenagem, pavimentação, locação de equipamentos e demolições especializadas.
É também a primeira empresa brasileira a aplicar a técnica para estabilizaçao de solos moles por vibrocompactaçao. Na área de pesquisa a Craft mantém longa parceria com o Setor de Pavimentos e Geotécnica da COOPE/UFRJ, disponibilizando sua usina de asfalto e sua tecnologia para testes de campo dos pesquisadores da universidade.
A Craft Engenharia tem sua sede, no distrito de Campo Grande e escritório técnico comercial no bairro da Barra da Tijuca, ambos no Rio de Janeiro.(Fonte: Portal Nacional de Seguros
/Renata Terra NOTÍCIAS)
PUBLICIDADE