BUENOS AIRES - A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, afirmou nesta quinta-feira que Brasil e Argentina são “verdadeiros sócios estratégicos” e que o projeto de extração de potássio de rio Colorado, da Vale, possibilitará à Argentina se tornar o quinto maior produtor e o terceiro maior exportador deste insumo para a indústria de fertilizantes.
De acordo com a agência oficial de notícias Telam, Cristina disse que o Brasil deverá ser o principal destino da produção. “Cem por cento do produzido, que vai ser de 4,3 milhões de toneladas, serão totalmente destinados à agricultura e servirão também para equilibrar nosso saldo comercial com o Brasil”, afirmou.
Cristina Kirchner recebeu nesta quinta-feira na Casa Rosada o presidente da Vale, Murilo Ferreira, que confirmou o investimento de cerca de US$ 5 bilhões, o maior da Argentina no setor privado. O empreendimento havia sido colocado em dúvida há alguns meses pelo próprio executivo, em uma apresentação para investidores. Na ocasião, Ferreira afirmara que a Argentina caminhava para uma situação de “inflação explosiva”.
Fonte: Valor / César Felício
PUBLICIDADE