A Declaração de Líderes do G20 do Rio de Janeiro, divulgada na noite da última segunda-feira (18), reforça compromissos com a transição energética, o combate às mudanças climáticas e a preservação ambiental. O documento, aprovado por consenso entre os países-membros, destaca a urgência de mobilizações coordenadas para atingir as metas do Acordo de Paris, alcançar a neutralidade de carbono e fortalecer o financiamento verde, especialmente em países em desenvolvimento.
Entre os principais pontos, estão o compromisso de acelerar transições energéticas justas e sustentáveis, eliminar gradualmente subsídios ineficientes a combustíveis fósseis e atrair investimentos voltados para energias limpas. A declaração também enfatiza que a reforma da arquitetura financeira internacional é essencial para viabilizar ações climáticas, além de apoiar as metas da COP 29 e a futura presidência brasileira da COP 30, que ocorrerá em 2025, em Belém do Pará.
PUBLICIDADE
Os líderes reafirmaram a importância de financiar e implementar soluções climáticas e energéticas inclusivas, contribuindo para o crescimento sustentável e para a preservação do meio ambiente, elementos centrais do futuro global. Acesse o documento pelo site.