O secretário-geral da Organização Marítima Internacional (IMO), Arsenio Dominguez, divulgou, nesta segunda-feira (2), um comunicado em que diz estar profundamente preocupado com as notícias de que houve, pelo menos, uma morte e de que vários marinheiros foram feridos em ataques a navios mercantes, como consequência da guerra entre Estados Unidos, Israel e Irã e que envolve outros países e grupos do Oriente Médio.
“Nenhum ataque contra marinheiros inocentes ou embarcações civis jamais se justifica. Essas tripulações estão simplesmente fazendo seu trabalho e devem ser protegidas dos efeitos das tensões geopolíticas mais amplas”, manifestou Dominguez. No documento, o secretário-geral da IMO ressaltou que a liberdade de navegação é um princípio fundamental do direito marítimo internacional que deve ser respeitado por todas as partes, sem exceção.
PUBLICIDADE
“Estou acompanhando a situação de perto e peço a todas as empresas de navegação que exerçam a máxima cautela. Sempre que possível, as embarcações devem evitar transitar pela região afetada até que as condições melhorem”, sugeriu Dominguez, que pediu ainda que todos fiquem vigilantes contra a desinformação e que confiem apenas em fontes verificadas e confiáveis ao tomarem decisões de navegação.
O dirigente da IMO disse ainda que a segurança e o bem-estar das tripulações são a prioridade da entidade. E informou que a agência da ONU continuará trabalhando em colaboração com os Estados-membros e seus parceiros para apoiar a navegação segura e defender o princípio de que os marinheiros civis jamais devem ser prejudicados.


















