RIO – O mês de dezembro impulsionou a produção de óleo e gás no país em 2011, ao registrar recordes mensais, de acordo com dados da Agência Nacional de Petróleo (ANP). No último mês do ano, a produção de petróleo ficou em 2,214 milhões de barris por dia, com aumento de 1,18% em relação ao mês anterior. Na comparação com dezembro de 2010, o avanço foi de 1,6%.
A produção de gás foi de 71 milhões de metros cúbicos por dia, com avanço de 5,15%, também a maior da história. Em relação a igual mês do ano anterior, o avanço foi de 3,1%.
Em dezembro passado, a média de produção diária de óleo equivalente (boe) foi de 2,663 milhões de barris. O avanço em relação ao mês anterior foi de 1,83 milhões de boe.
Segundo a ANP, havia 306 concessões em funcionamento em dezembro, operadas por 25 empresas diferentes. Do total, nove estão em atividades exploratórias e produziram testes de longa duração (TLD), além de dez outras que atuam em campos licitados contendo acumulações marginais.
A maior parte do petróleo produzido no Brasil é tida como de qualidade média: 53% do total têm o chamado grau API superior a 22º e inferior a 31º. Apenas 8% da produção brasileira é considerada de óleo leve, e 39% de óleo pesado.
Fonte: Valor / Juliana Ennes
PUBLICIDADE