As exportações brasileiras de carne de frango in natura e industralizada caíram 10,3 por cento em agosto, para 317,9 mil toneladas, ante igual período de 2011, apontou levantamento desta segunda-feira da União Brasileira da Avicultura (Ubabef).
A receita com os embarques do mês recuou 15,7 por cento, para 599 milhões de dólares.
Na semana passada, levantamento da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), que inclui apenas o produto in natura, já havia apontado recuo de 10,5 por cento nas vendas externas de carne de frango.
"O resultado das exportações em agosto ocorre em um momento crítico para o setor, e reflete bem o que estamos alertando há meses: a falta de ações para combater as consequências da seca nos Estados Unidos, que impactou os preços dos grãos", disse Francisco Turra em nota.
Ele acrescentou que o número de agosto reflete ainda o efeito das greves dos fiscais agropecuários, da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e da Receita Federal. As paralisações dificultaram "gravemente os processos e as autorizações para os embarques de carne de frango", ressaltou o executivo.
Segundo a Ubabef, no acumulado do ano até agosto, os embarques recuaram 0,94 por cento, com um volume total de 2,6 milhões de toneladas. A receita no período caiu 7,33 por cento, somando 4,9 bilhões de dólares.
"A queda nas exportações só não foi maior porque os Estados Unidos, principal concorrente do Brasil, também vêm sofrendo os efeitos dos aumentos de preços dos grãos", disse Francisco Turra, presidente da Ubabef, em comunicado.
O setor enfrenta crise gerada pelo salto nos preços de grãos, principal insumo na criação de aves, que resultou em cortes na produção e demissão de mais de cinco mil pessoas.
O executivo alerta que, diante da perspectiva de manutenção de alto nível de embarques de grãos, a avicultura brasileira continuará a sentir o impacto da disparada dos preços de insumos. Acompanhamento da Ubabef aponta aumento de mais de 90 por cento no custo da soja e de 40 por cento no milho, no acumulado do ano.
Fonte: Reuters / Fabíola Gomes
PUBLICIDADE