Os embarques de minério de ferro e pelotas do Brasil para clientes no exterior, principalmente para usinas de aço chinesas, tiveram queda de 5,4% em junho, em relação ao mesmo mês de 2011. Os dados se referem às exportações de mineradoras que são afiliadas do Sinferbase, entidade que reúne a maioria das produtoras de minério de ferro do país.
Conforme os dados divulgados segunda-feira (23), as exportações somaram 23,6 milhões de toneladas no mês passado. Em junho de 2011, o volume foi de 25 milhões de toneladas.
Os números abrangem dados de Vale e suas empresas coligadas, MMX, Anglo American e Samarco. A CSN, Usiminas Mineração e Ferrous não aparecem como afiliadas ao Sinferbase.
O grupo Vale, detentor de 90% do total, respondeu por 21,3 milhões de toneladas, 5,1% a menos que o volume de um ano atrás. No acumulado do semestre, todavia, as exportações ficaram praticamente estáveis com igual período de 2011 – 121,9 milhões neste ano ante 122,3 milhões de toneladas no ano passado.
Os embarques totais dos dois produtos que são matéria-prima do aço, em ambos os semestres, conforme o Sinferbase, ficaram praticamente estáveis, em 135,9 milhões de toneladas.
No mercado interno, as vendas das mineradoras em junho, lideradas por Vale, Samarco e MMX, apresentaram queda superior a 20%, somando 2,1 milhões de toneladas. No semestre, somaram 14,5 milhões de toneladas, um recuo de 8,8% sobre o volume do mesmo período em 2011.
As entregas da Vale, conforme o Sinferbase tiveram queda mais expressiva no mês: 31%. Em junho passado, a empresa entregou 1,56 milhão de toneladas, ante 2,26 milhões um ano atrás, a clientes locais. Na comparação semestral, a Vale despachou 11,8 milhões de toneladas, 7% abaixo das 12,74 milhões de toneladas de um ano atrás.
Fonte: Valor / Ivo Ribeiro
PUBLICIDADE