Nos dois primeiros meses de 2010, as exportações da CSN caíram 36,08% em relação ao mesmo período de 2009, de acordo com os dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Minstério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Em janeiro e fevereiro deste ano, a Companhia fez vendas externas de US$ 37.986.898, contra US$ 59.424.295 nos mesmos meses do ano passado. Com o resultado, a siderúrgica deixou de ser a terceira maior exportadora do Estado do Rio, posição que ocupou até dezembro de 2009, caindo para a sétima posição.
A PSA Peugeot-Citroën, com um crescimento de 57,5% em suas expçortações, superou a CSN e saiu da sétima para a quinta posição no ranking dos exportadores fluminenses. Já a MAN Latin América (antiga Volkswagen Caminhões e Ônibus), caiu da sétima para a oitava posição, mesmo com um crescimento de 10,1% em suas vendas externas.
O ranking dos maiores exportadores do Estado do Rio apresentou, neste primeiro levantamento de 2010, mais uma novidade: a entrada da mineradora Vale, que já começou ocupando o segundo lugar, logo depois da Petrobras, líder absoluta e responsável por 58,44% das vendas externas do Estado do Rio. Aliás, a Petrobras ampliou mais ainda sua liderança, já que suas vendas cresceram 141,97%, em valor, na comparação com os dois primeiros meses do ano passado.
fonte: Diário do Vale
PUBLICIDADE