A fabricante portuguesa de semicondutores Nanium anunciou que a companhia iniciará suas atividades no Brasil até a primeira semana de fevereiro, com a constituição da Nanium Holding. A sede da empresa ficará em Belo Horizonte e, em um primeiro momento, irá operar apenas na prestação de serviços, como consultoria na área de tecnologia aplicada. As informações são do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
Até março, a companhia deve anunciar o local em que será instalada uma fábrica de semicondutores no País, em parceria com uma empresa nacional. A Nanium atua na fase de packaging (ou encapsulamento) dos chamados chips, os cérebros dos equipamentos eletrônicos. Entre os estados que podem receber os investimentos, estão Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
O secretário do ministério Nelson Fujimoto considerou o anúncio um gesto inicial importante justamente porque o Brasil hoje é o "terceiro maior produtor de computadores do mundo", "um grande mercado para televisores e telefones", mas tem uma balança comercial desfavorável na área de eletrônicos porque não tem produção relevante de semicondutores.
Até ao momento, o único projeto de fábrica de semicondutores no Brasil é uma joint-venture brasileiro-coreana chamada HT Micron, em fase de construção em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. Prevista para abrir as portas no final de 2012, a fábrica tem investimentos previstos de US$ 200 milhões.
Fonte: Jornal do Brasil
PUBLICIDADE