No Amazonas, a Petrobras estruturou um convênio junto ao Sebrae, com o objetivo de promover a inserção competitiva e sustentável das micro e pequenas empresas locais na cadeia produtiva de petróleo, gás e energia.
Empresas devem estar preparadas para atender ao setor, avalia André Storino. Foto: Arlesson Sicsú Empresas devem estar preparadas para atender ao setor, avalia André Storino. Foto: Arlesson Sicsú
Manaus - A falta de capacitação e qualificação da mão de obra afeta as empresas que fornecem serviços para as companhias exploradoras de gás e óleo no Estado.
“As empresas locais precisam estar atualizadas quanto ao mercado e às exigências das companhias. Precisam se preparar, adquirir conhecimentos, alcançar as certificações necessárias para não perder as oportunidades”, afirma o diretor da Parente Andrade, empresa que possui a maior carteira de serviços da Petrobras, André Storino.
Para o gerente da HRT, Eduardo Freitas, há muita carência na área de locação de equipamentos como tratores e máquinas específicas para o setor, além da demanda por balsas e outros equipamentos.
No Amazonas, a Petrobras estruturou um convênio junto ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com o objetivo de promover a inserção competitiva e sustentável das micro e pequenas empresas locais na cadeia produtiva de petróleo, gás e energia. A meta do convênio é adequar a base de fornecedores e estimular os processos locais de desenvolvimento na área de influência da Refinaria Isaac Sabbá (Reman).
Para discutir os desafios comuns e as oportunidades de negócios, a Rede Petro Brasil, formada pelo agrupamento de 25 micro e pequenas empresas fornecedoras de bens e serviços para a cadeia produtiva de petróleo, gás natural e energia, vai realizar, em Manaus, a PetroNor 2011, com o tema Petróleo na Amazônia: ‘Desafios e Oportunidades de Negócio’.
O evento está marcado para os dias 14 e 15 de julho, no Centro de Convenções do Manaus Plaza Shopping. As duas edições anteriores, ocorridas em 2009 e 2010, foram sediadas na Bahia e em Sergipe.
Fonte:D24am.com/Beatriz Gomes
PUBLICIDADE