Com mais de 350 membros, o Foro Marítimo Basco espera receber empresas brasileiras que tenham interesse em comércio, intercâmbio, investimento ou desenvolvimento de tecnologia durante a Exposição de Produtos e Serviços da Área Naval (Exponaval 2010), evento realizado durante o Sobena 2010 até 29 de outubro na sede da Firjan.
PUBLICIDADE
O objetivo de Foro Marítimo Basco é promover a Industria Marítima Basca e representar o setor marítimo: armadores, estaleiros, industrias auxiliares, fabricantes de peças e fornecedores de serviços de engenharia de origem do pais Basco, uma comunidade autônoma do norte da Espanha.
O setor marítimo desempenha um papel muito importante na economia basca, representando 2,5 % do seu Produto Interno Bruto (PIB). O faturamento dessas companhias em 2009 foi de mais de 1,38 bilhão de euros em atividades diretamente relacionadas com o setor. No mesmo ano, cerca de 8,85 mil pessoas foram empregadas no país em atividades deste segmento.
Um diferencial das companhias do foro, segundo a associação, é o investimento em inovação, pois as empresas têm que concorrer no mercado internacional com produtos de alto valor agregado.
Da redação.