A FS, empresa produtora de etanol e de ração animal, anunciou na quinta-feira (5) que fará em fevereiro de 2026 sua primeira exportação para a China de high-protein dried distillers grains (HPDDG), uma espécie de grão seco com alto teor de proteína. Segundo a empresa, o contrato, para envio de três mil toneladas métricas, foi assinado em janeiro e o produto já está no Porto de Santos, em São Paulo.
A FS explicou que já fornece produtos de nutrição animal para diferentes países e avaliou que a operação com a China representa avanço para o comércio exterior brasileiro por ampliar as possibilidade de exportação de produtos ligados à cadeia do milho. Victor Trenti, diretor comercial da FS, disse que o primeiro embarque do HPDDG para o mercado chinês reforça o potencial do Brasil no setor de ingredientes de maior valor agregado para nutrição animal.
PUBLICIDADE
De acordo com a empresa, a China está entre os maiores mercados globais de nutrição animal, especialmente em cadeias como suínos, aves e peixes. Por isso, informou, produtos com alta concentração de proteína e energia ganham relevância por contribuírem para maior eficiência na formulação, melhor aproveitamento logístico e padronização nutricional, fatores decisivos em operações industriais de grande escala.
A FS explicou ainda que a venda pra China faz parte de sua a estratégia de buscar mercados internacionais para ingredientes de nutrição animal de alta proteína. De acordo com a empresa, na safra 24/25, a companhia exportou 30 mil toneladas para países da Ásia, da América Latina e da Europa e a expectativa é de superar 50 mil toneladas no ciclo 25/26 e dobrar no seguinte com as vendas para a China.
A empresa anunciou que vai ampliar sua capacidade produtiva até 2027 com novas plantas e expansão das três atuais, em Lucas do Rio Verde, Sorriso e Primavera do Leste, todas no Mato Grosso. De acordo com a companhia, uma quarta unidade entrará em operação em 2026 em Campo Novo do Parecis, no mesmo estado.


















