Os funcionários da Petrobras aprovaram sexta-feira (27) a proposta apresentada pela Petrobras, na semana passada, de pagamento de participação nos lucros e resultados (PLR) de 2011. A Federação Única dos Petroleiros (FUP) – que tem ao todo 13 sindicatos filiados – assinou o documento que representa a aprovação da proposta.
“Consideramos as negociações muito positivas”, disse o coordenador-geral da FUP, João Antônio de Moraes. “Na segunda proposta, a Petrobras deu aos trabalhadores o mesmo tratamento que havia dado aos acionistas”, completou.
A proposta foi um aumento de 2.056,00 do piso a ser recebido por cada trabalhador. Sendo R$ 760,00 a mais na PLR, e R$ 1.296,00 ou 12% de uma remuneração — o que for maior — a título de adiantamento da gratificação do Acordo Coletivo de Trabalho de 2012.
Segundo a FUP, agora a luta será “por um regramento justo e democrático para as PLRs futuras”, quanto à forma de distribuição do montante e provisionamento dos valores. O assunto será uma das questões a serem discutidas em reunião da FUP, que começa dia 2, em Porto Alegre. Na segunda quinzena de agosto, também haverá uma reunião específica com a estatal para tratar do assunto.
Fonte: Valor / Marta Nogueira
PUBLICIDADE