A Gás Natural Açu (GNA) — parceria entre a Prumo Logística, BP e Siemens — obteve licença de operação do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), do Rio de Janeiro, para a sua primeira termelétrica a gás, a GNA I (1,338 gigawatts), no Porto do Açu, em São João da Barra (RJ). A usina está prevista para operar comercialmente no primeiro semestre de 2021.
A GNA I é parte do parque termelétrico em construção pela companhia no Porto do Açu. O projeto, de cerca de R$ 10 bilhões, inclui ainda a instalação de uma segunda usina (GNA II, de 1,6 GW) e de um terminal de regaseificação de gás natural liquefeito (GNL) de 21 milhões de metros cúbicos/dia.
PUBLICIDADE
A previsão é que as obras da GNA II comecem em 2021 e empreguem mais de 5 mil pessoas. A GNA possui, ainda, licença ambiental para mais que dobrar a capacidade instalada do parque termelétrico, para 6,4 gigawatts.
A licença de operação da GNA I prevê que 100% da operação da usina seja feita a partir da dessalinização de água do mar. Além disso, estão em execução programas de monitoramento com o objetivo de acompanhar as condições ambientais, como emissões atmosféricas e a qualidade do ar e da fauna. Em relação à vegetação, já foi recuperada, como forma de compensação, uma área de 4,47 hectares de restinga.
Fonte: Reuters