O Ministério de Infraestrutura pretende realizar entre 40 e 44 leilões de concessões em 2020, um crescimento considerável em relação aos 27 realizados neste ano — o cálculo computa cada lote concedido como um leilão.
"Não tenho como não estar otimista. Boa parte dos projetos está pronta, será submetida à consulta pública. Outros estão sendo encaminhados para o TCU [Tribunal de Contas com a União] Vamos chegar à meta de 44 leilões em 2020", afirmou o ministro Tarcísio de Freitas, em evento da XP, em São Paulo.
PUBLICIDADE
Entre os projetos previstos para 2020 está o leilão de três blocos de aeroportos. "A consulta pública deverá ser lançada em janeiro, no mais tardar fevereiro, para fazer o leilão dos 22 aeroportos", disse. No setor de rodovias, o plano é licitar 5.000 quilômetros de estradas no próximo ano.
Além de novos projetos, entrarão concessões prestes ao vencimento, como a da Nova Dutra, em São Paulo. Um dos novos empreendimentos que deverá ser leiloado é a BR-163, chegando ao Pará - o governo acaba de concluir a pavimentação da via e a modelagem de concessão está em vias de ser enviada ao TCU, segundo ele.
O ministro também afirmou que o projeto da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol) deverá ser levado a leilão já no primeiro trimestre de 2020. "E vai ter bid [propostas de interessados], vai dar certo", disse.
Fonte: Valor